quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nilo de Souza Carvalho

          Nilo de Souza Carvalho, nasceu na cidade do Ipu-Ce em 28/11/1888. Filho de José Cândido de Souza Carvalho  e Arminda de Paula Quixadá, abastado comerciante, que chegou a  Vice-Presidente do Estado do Ceará, pelo prestigio social e político.
         Nilo de  Souza  Carvalho  foi capitalista e figura exponencial de alto comércio de São Paulo e Rio de Janeiro onde morou.
         
  Em 1921 funda  as lojas Garbo em sociedade com João Ribeiro, na esquina da Rua São Bento com a Praça Patriarca, como Camisaria Capital e denominação social Modas Exposição Clipper S.A sob a direção do Sr. Nilo de Souza Carvalho.
      Em 1926, em viagem à Argentina, Souza Carvalho descobre um novo método de venda e implanta-o em sua loja. Nasce assim, o Crediário no Brasil.
     Sempre  procurava  inovar, trazendo idéias para implantar em sua lojas. De suas viagens aos Estados Unidos da América, o Sr. Nilo trouxe e implantou a primeira escada rolante do Brasil nas suas lojas.
     Em 1941 inaugura outra novidade, a loja Clipper, também em São Paulo e localizada na avenida Brigadeiro Luiz Antonio. A Clipper, uma loja nos moldes dos atuais magazines, fez tanto sucesso que logo teve que mudar de endereço, se instalando em um local mais amplo.
          Em 1944 inaugura uma nova fábrica na Mooca.
     Em 1953, a rede de lojas Clipper inspirada no "Valentine's Day", lançou uma campanha romântica. O conceito: "Não é só de beijos que se prova o amor",incentivando os casais a se presentearem. A data escolhida foi o dia 12 de junho, por ser vespera do dia de Santo Antonio - santo casamenteiro.
      Em 1947, Mons. Gonçalo de Oliveira Lima dirigiu uma cartinha à família Souza Carvalho, radicada no Rio de Janeiro, pedindo auxilio para a construção em Ipu de um Patronato e a partir desse contato passou a manter correspondência com Mons. Gonçalo de Oliveira Lima e Pe. Francisco Ferreira de Moraes (Vigário), e em seguida, a enviar auxilio material para a construção do Patronato Sousa Carvalho e da Escola Profissional, demonstrando a melhor boa vontade e entusiamo pela efetivação da obra, planejada para amparo da educação da infància e juventude ipuense, hoje, uma grande obra social e cultural na cidade de Ipu.
        Em 1948,dá-se início a construção de um dos cartões postais da cidade, a benemérita instituição “Patronato Sousa Carvalho”, de beleza arquitetônica única no interior do Estado do Ceará, inaugurado em 23 de setembro de 1951.
      A sua capacidade de doação continuou. Pensando na manutenção das Irmãs e alunos carentes, comprou uma Fazenda na localidade Lagoa do Canto, pertinho de Ipu e com muito desprendimento e grandeza que lhe eram peculiares, cercou-a toda, construiu a casa sede e a encheu de gado, enfim, fez de tudo para transformá-la numa "Fazenda Modelo", com a finalidade única de prover recursos aos Patronato Sousa Carvalho.
        Em agosto de 1963  o Sr. Nilo de Souza Carvalho visita o Patronato Souza Carvalho  e nesta ocasião inaugura: O Jardim da Infância, a Biblioteca Irmã Nogueira, o Grêmio Estudantil Mons. Moraes  e as classes do Curso Normal Pedagógico.
    Casado em primeiras núpcias com Julia Mendonça de Vasconcelos e em segunda com Odette Jean Paul, Nilo de Souza Carvalho faleceu em 23/06/1974.


Fonte: Genealogia da Família Souza Carvalho, Empresa Garbo e História do Patronato

Nenhum comentário:

Postar um comentário