Origem da Família Sousa Carvalho

Este ramo da família teve origem no Estado do Ceará com o casamento de CÂNDIDO JOSÉ DE SOUZA CARVALHO com FRANCISCA ISABEL DE SOUZA, em 1860.
 
Francisca Isabel, nascida em 15 de maio de 1836 e falecida em 18 de outubro de 1926, terceira neta de Nicácio de Aguiar de Oliveira Júnior, patriarca da família Souza Oliveira, do Ceará e Rio Grande do Norte.
 
Entre os seus descendentes destacam-se os filhos Coronel José Cândido de Souza Carvalho, abastado e importante comerciante no Ceará e Rio de Janeiro, por seu prestigio político ocupou no Governo de Justiniano de Serpa a Vice-Presidência do Estado do Ceará; Desembargador Felix Cândido de Souza Carvalho, que ocupou a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará no biênio 1928/1930, exerceu também a função de Secretário dos Negócios da Justiça no governo do Dr. Nogueira Acioli.
 
Os netos Milton de Souza Carvalho, comerciante no Rio de Janeiro e Deputado Federal da bancada classista; Raul de Souza Carvalho, magistrado e Deputado Estadual; Nilo de Souza Carvalho, comerciante e Capitalista em São Paulo.
 
O bisneto Jornalista Tancredo de Souza Carvalho Filho, que ocupou as seguintes funções: Secretario de Imprensa do Governo César Cals, Assessor de Imprensa do Ministério das Minas e Energia, editor do jornal O Povo e correspondente da Revista Veja no Ceará.




Comentários